2.2.2011 13:50 Dúvidas #5629
Principais
paulo1971

Novato
Data de inclusão: 2.4.2010
Bom dia!

01 = Eu estava o usando o AVG 9.0.872 que gastava em torno de 18 minutos para fazer um escaneamento completo no meu computador.Resolvi e instalei o AVG 10.0.1204.Impressionantemente ele gasta apenas 05 minutos para escanear o que o AVG 9.0.872.O que foi alterado?
02 = No agendamento de escaneamento(Scheduled Scan),temos a opção de selecionar o recurso "Enable thorough scanning".Segundo o "AVG 2011 Free Edition Help","Enable thorough scanning" é um recurso "to activate "paranoid scan mode" that includes very detailed scanning, practically unnecessary for a common pc; scans e.g. for old viruses and exploits of operatings system or browser flaws that have long been fixed etc".É alertado também que o recurso pode "As this mode is quite demanding on system resources, it might slow your computer down"!Bom,fiz vários testes com "Enable thorough scanning" habilitado e desabilitado e o tempo de escaneamento foram os mesmos,por volta de 05 minutos para escanear todo o computador e também não senti diferênça na performance do computador(Tenho 1248 MB de RAM e processador Intel Celeron "D" 2.42) ele estando habilitado ou não ou seja,o gasto de recursos do sistema foi o mesmo ele estando ou não habilitado,pelo ao menos foi o que eu senti como usuário(não sei técnicamente falando)!Segundo o "AVG 2011 Free Edition Help" esse recurso é "practically unnecessary for a common pc".Então habilitar esse recurso não me dará mais proteção,certo?
Devo lembrar que o escaneamento demorou 18 minutos quando o AVG 2011 fez o primeiro escaneamento no meu computador...agora fica por volta de 05 minutos(Isso é por causa daquele recurso que marca arquivos legítimos,não é?).
03 = Eu uso o escaneamento agendado personalisado em "Schedule Scan" e em "what to Scan",eu selecionei "Scan specific files or folders" por que prefiro deixar a pasta "Meus documentos" fora do agendamento por que tudo o que tem lá já foi previamente escaneado manualmente!Lá eu seleciono o "C" retiro a pasta que eu não quero que seja escaneada no agendamento.Abaixo dela tem-se outras opções:"Special locations" onde posso selecionar Local hard drives,program files,my documents folder,shared documents,windows folder e outra sub-opção "Other" onde posso selecionar System drive,system folder,temporary files folder e temporary internet files.Então minha pergunta é:Se eu já selecionei o "C",estas pastas já estão lá também,não é?Então não há necessidade de eu selecionar as opções de "Special locations" e "Other",correto?
2.2.2011 16:37 Re: Dúvidas #5631
Principais
Wvida

Moderador
Data de inclusão: 28.6.2009
01 = Eu estava o usando o AVG 9.0.872 que gastava em torno de 18 minutos para fazer um escaneamento completo no meu computador.Resolvi e instalei o AVG 10.0.1204.Impressionantemente ele gasta apenas 05 minutos para escanear o que o AVG 9.0.872.O que foi alterado?

Como você mesmo mencionou em seu post, essa diminuição no tempo de verificação deve-se ao recurso que marca arquivos legítimos em seu computador na verificação feita logo após a instalação, fazendo com que nas verificações seguintse, somente arquivos novos, manipulados ou críticos sejam verificados.

02 = No agendamento de escaneamento(Scheduled Scan),temos a opção de selecionar o recurso "Enable thorough scanning".Segundo o "AVG 2011 Free Edition Help","Enable thorough scanning" é um recurso "to activate "paranoid scan mode" that includes very detailed scanning, practically unnecessary for a common pc; scans e.g. for old viruses and exploits of operatings system or browser flaws that have long been fixed etc".É alertado também que o recurso pode "As this mode is quite demanding on system resources, it might slow your computer down"!Bom,fiz vários testes com "Enable thorough scanning" habilitado e desabilitado e o tempo de escaneamento foram os mesmos,por volta de 05 minutos para escanear todo o computador e também não senti diferênça na performance do computador(Tenho 1248 MB de RAM e processador Intel Celeron "D" 2.42) ele estando habilitado ou não ou seja,o gasto de recursos do sistema foi o mesmo ele estando ou não habilitado,pelo ao menos foi o que eu senti como usuário(não sei técnicamente falando)!Segundo o "AVG 2011 Free Edition Help" esse recurso é "practically unnecessary for a common pc".Então habilitar esse recurso não me dará mais proteção,certo?
Devo lembrar que o escaneamento demorou 18 minutos quando o AVG 2011 fez o primeiro escaneamento no meu computador...agora fica por volta de 05 minutos(Isso é por causa daquele recurso que marca arquivos legítimos,não é?)

Na verdade o tempo de verificação com a opção "Enable thorough scanning" pode ter sido exatamente o mesmo, mas provavelmente o consumo de CPU e uso de memória devem ter sido consideravelmente maiores.

Isso seria mais facilmente notado ao executar outras operações no computador durante o teste, que devido ao consumo de CPU e uso memória poderiam ficar mais lentas ou aumentar o tempo da verificação do AVG.

Mas em todo caso, como a própria documentação do AVG que você leu menciona, a opção "Enable thorough scanning" realmente não é necessária para garantir a proteção total do computador.

03 = Eu uso o escaneamento agendado personalisado em "Schedule Scan" e em "what to Scan",eu selecionei "Scan specific files or folders" por que prefiro deixar a pasta "Meus documentos" fora do agendamento por que tudo o que tem lá já foi previamente escaneado manualmente!Lá eu seleciono o "C" retiro a pasta que eu não quero que seja escaneada no agendamento.Abaixo dela tem-se outras opções:"Special locations" onde posso selecionar Local hard drives,program files,my documents folder,shared documents,windows folder e outra sub-opção "Other" onde posso selecionar System drive,system folder,temporary files folder e temporary internet files.Então minha pergunta é:Se eu já selecionei o "C",estas pastas já estão lá também,não é?Então não há necessidade de eu selecionar as opções de "Special locations" e "Other",correto?

Sim ao fazer a seleção da unidade C:, todas as pastas do computador (com exceção das que você desmarcou) serão verificados não havendo a necessidade de marcar as opções da seção "Special Locations ".

A seção Special Locations funciona somente como um atalho para diretórios comuns de qualquer computador visando facilitar a seleção do usuário. Sua opção pela unidade C: já abrange todas essas pastas.

Antes de postar, leia isso !
http://forums.avg.com/pt.avg-free-forum?sec=thread&act=show&id=263

Lembre-se:

- não utilize tópicos de outros usuários para relatar seus problemas, crie seus próprios tópicos !
- utilize a busca do fórum; talvez sua dúvida já tenha sido respondida anteriormente !
3.2.2011 17:34 Re: Dúvidas #5645
Principais
paulo1971

Novato
Data de inclusão: 2.4.2010
Boa tarde!

Muito obrigado,você respondeu exatamente da maneira que eu estava esperando!Desse modo estou ciente que estou usando o AVG da maneira que é boa para mim!Muito obrigado mesmo!